Há mais de 70 anos, exatamente em outubro de 1948, foi fundado o Preventório Santa Terezinha, localizado à Av. Almirante Barroso, n° 4352, na cidade de Belém/PA. Dona Juracy Magno e Silva Bastos, fundadora juntamente com algumas amigas, o presidiu até 1996 sendo sucedida por sua neta Adriana Bastos de Medeiros, que vem, desde então, conduzindo o trabalho iniciado por sua avó.

A Instituição foi criada com o intuito de atender crianças sadias filhas de pais tuberculosos, refletindo a política de saúde adotada na época, que segregava os doentes de seus familiares.

O nome, Preventório Santa Terezinha reflete o conceito original da Instituição, Preventório vem de prevenção e Santa Terezinha foi uma jovem católica que morreu vitimada pela doença.

Preventório vem de prevenção e Santa Terezinha foi uma jovem católica que morreu vitimada pela doença.

Com o passar do tempo e com a erradicação da doença, a Instituição passou a atender crianças carentes que lá moravam, e, em 1996, passou para o regime de creche, ajustando-se às demandas sociais vigentes à época.

Na década de 60, um convênio com a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC-PA) viabilizou o funcionamento de uma escola nas dependências do Preventório. Em 2012, foi feito um contrato de locação do espaço, vigente até os dias atuais, de onde chegam os recursos que suportaram os custos da reforma e suportam parte dos custos da operação, do projeto “Novo Preventório”.